Programação de 20 de novembro
Itaú Social
- BIKA SAMPA
Nesse mês acontecerá a Virada da Consciência, do dia 18 ao dia 21 de novembro, em parceria com a Zumbi dos Palmares.
E se você for participar do evento, pode ir pedalando e curtindo a cidade em uma laranjinha, porque temos uma surpresa para você!
Use o código promocional VIRADADACONSCIENCIA ao adquirir um plano para 3 dias, que sairá por R$ 0.
Assim você chega no evento sem se preocupar com o trânsito e de uma forma muito mais divertida!
Data: 18, 19, 20 e 21 de novembro
- LEIA PARA UMA CRIANÇA
Ação de distribuição da coleção Leia para uma criança.
Parceiro: Itaú & Unibanco
Local: São Paulo
Datas: 18, 19, 20 e 21 de novembro
SIte: https://www.itau.com.br/crianca/
Biblioteca de São Paulo
- HORA DO CONTO
Contação de histórias da literatura infanto-juvenil: O pássaro encantado, de Nelson Mandela, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. Com a Trupe Pitirilo
Data: 20 de novembro
- BATE PAPO COM GANHADORES DO PRÊMIO JOVEM NEGRO DE LITERATURA 2016
A Biblioteca de São Paulo será um dos pontos de atividade, com bate-papo com os ganhadores do Prêmio Jovem Negro de Literatura 2016.
Data: 20 de novembro
Horário: das 14h às 15h30
Biblioteca Parque Villa Lobos
- HORA DO CONTO
Contação de histórias da literatura infantojuvenil, O baú das histórias, de Gail E. Haley. Com a Cia. Malas Portam para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças.
Data: 20 de novembro
- SARAU DAS PRETAS: SAMBA DE POESIA
Protagonizado por jovens mulheres negras atuantes no cenário cultural periférico da cidade de São Paulo. Com muita poesia e sambas autorais, presta uma homenagem às grandes compositoras e interpretes do samba brasileiro, que enfrentaram o machismo e o racismo para exercer sua arte. Acima de tudo vem mostrar que mulheres também seguram a cadência do samba.
Data: 20 de novembro
Horário: das 14h às 16h.
CEU Azul da Cor do Mar
- SHOW QUATRO VOZES
Show de MPB e Black Music.
Data: 20 de novembro
CEU Lajeado
- MUSICAL É MELHOR SER ALEGRE DO QUE SER TRISTE – TRIBUTO A VINÍCIUS DE MORAES, COM JANE DUBOK
Musical em tributo a Vinícius de Moraes
Data: 20 de novembro
CEU Parque Veredas
- TEATRO CIRCENSE INFANTIL: OS MEQUETREFES
Teatro para público infanto-juvenil
Data: 20 de novembro
CEU Rosa da China
- SHOW DE MPB COM TONY TORNADO
Apresentação musical
Data: 20 de novembro
CEU Vila Atlântica
- DANÇA AFRICANA FIDJUS DO GUINÉ CULTURAL
Apresentação de dança africana
Data: 20 de novembro
Casa Mario de Andrade
- SHOW MUSICAL AFRO-SAMBAS, DE FLÁVIO RUBENS
O grupo apresenta o repertório do famoso disco Afro-sambas, de autoria de Baden Powell e Vinicius de Moraes, baseado nos ritmos afro-brasileiros, entre outras composições do gênero. O evento faz parte das comemorações do Dia da Consciência Negra.
Local: R. Lopes Chaves – Barra Funda, São Paulo – SP
Data: 20 de novembro
Horário: 16h
Gratuito, inscrições pelo site do Museu
Caixa Cultural São Paulo
- EXPOSIÇÃO: RUBEM VALETIM – CONSTRUÇÃO E FÉ
A exposição conta com 50 obras representativas da carreira do artista, dentre pinturas, gravuras, serigrafias, totens e esculturas, traçando um panorama de sua produção artística. Transicionando entre a arte parisiense e as referências culturais afro-brasileiras, Rubem Valentim encontrou seu norte na ancestralidade africana e no ativismo negro.
Local: Caixa Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111
Data: 6 de outubro à 16 de dezembro, de terça à domingo
Horário: das 9h às 19h
Inscrições através do site www.caixagentearteira.com.br
- EXPOSIÇÃO: DIÁSPORA, DE JOSAFÁ NEVES
A exposição conta com 29 peças autorais do artista, entre quadros em tela e esculturas que possuem em seus temas grande relevância para identidade social dos afrodescendentes no Brasil. Além da exposição, serão realizadas oficinas de arte com professores e alunos da rede pública para trabalhar o tema e desenvolver novas obras.
Local: Caixa Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111
Data: 06 de outubro à 16 de dezembro, de terça à domingo
Horário: das 9h às 19h
Inscrições através do site www.caixagentearteira.com.br
- ESPETÁCULO: TODO CABURÃO TEM UM POUCO DE NAVIO NEGREIRO
A partir da ausência de uma política de fomento da identidade da juventude negra da periferia no Ceará, o espetáculo do Grupo Nóis de Teatro foi construído a partir das experiências do grupo, refletindo sobre as relações de opressão em que estão inseridos os sujeitos das periferias, em especial pela identificação de que é nas favelas onde está a maior parte da população negra no Brasil.
Local: Caixa Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111
Data: 15 à 20 de novembro, de quinta à terça-feira
Horário: às 19h15
Caixa Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111
Inscrições através do site www.caixagentearteira.com.br
- OFICINA DE BONECAS ABAYOUNI
Estimulando uma reflexão a respeito da história afro-brasileira, os participantes irão confeccionar as tradicionais bonecas Abayomi (que significa “meu presente” em Yorubá). São bonecas feitas com retalhos de pano, sem cola ou costura, nem demarcações de olho, boca e nariz, identificando as várias etnias africanas. Hoje a boneca é um símbolo de resistência contra o racismo.
Local: Caixa Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111
Datas: 13, 14, 15, 16 e 20 de novembro
Horários: 9h30 e 14h30
Inscrições através do site www.caixagentearteira.com.br
Casa das Rosas
- OANU THIOSSANE: NOSSAS TRADIÇÕES
No dia reservado à reflexão sobre a presena da cultura negra em nosso país, a Casa das Rosas aborda o contexto das diásporas africanas modernas por meio de um programa dedicado à literatura e à cultura afrofrancófonas. Organização: Kunta Kinté.
Local: Casa das Rosas
Data: 20 de novembro
Horário: 11h
Casa Guilherme de Almeida
- OFICINA DE ABAYOMI, POR LILIAN DAMASCENO MARQUES
Abayomi é uma bonequinha de pano, feita de nós. Sua história remonta a uma das maiores etnias do continente africano. Na tentativa de acalentar seus filhos durante a viagem no navio negreiro, mulheres rasgavam a barra de suas saias e faziam com elas pequenas bonecas, que eram também amuletos.A oficina busca, pela confecção destas bonecas, abordar a integração humana, assim como a importância do cuidado, da revolta e da resistência.
Lilian Damasceno Marques é educadora, cientista social e professora de cursinho pré-vestibular. Pesquisa a intersecção de raça, classe e gênero.
Local: Casa Guilherme de Almeida
Data: 20 de novembro
Horário: das 10h às 18h
Centro Cultural Banco do Brasil
- ACORDE, O CINEMA DE SPIKE LEE
Cineasta, escritor, produtor e ator estado-unidense, além de professor de cinema na Universidade de NY, Spike Lee é considerado o precursor da Black New Wave, desde que estreou no Festival de Cannes em 1986, com o filme “Ela Quer Tudo”, que se destacou ao contar a história de personagens negros para o público negro. Ao longo de sua carreira,realizou filmes emblemáticos como “Faça a Coisa Certa” e “Malcolm X”. Seus melhores trabalhos como documentarista são da última década, pouco assistidos pelo público brasileiro. A mostra busca reapresentar o cineasta sob a ótica do século XXI, constatando como o seu cinema permanece urgente e seu discurso inclusivo. A retrospectiva exibirá 23 longas e 4 clipes musicais e está programada para o período das discussões em torno do Dia Internacional da Consciência Negra, em 20 de novembro.
Local: CCBB – Av. Paulista
Data: 07 de novembro à 03 de dezembro de 2018
Horário: das 10h às 20h
- FLEXÕES PERFORMÁTICAS
Ao longo de seis meses, a programação inclui aos finais de semana, uma vez por mês, a apresentação de performances, seguidas de debate e uma oficina criativa ministrada pelos artistas, totalizando 12 performances, 06 debates e 06 oficinas. Todos os eventos são gratuitos.
Local: CCBB – Av. Paulista
Data: Novembro à abril de 2019 – Horário: das 10h às 20h
Local: CCBB – Av. Paulista
- 50 ANOS DE REALISMO: DO FOTORREALISMO A REALIDADE VIRTUAL
Exposição que explora a corrente artística, surgida nos Estados Unidos no final dos anos 1960, que tem como forma de expressão uma linguagem de caráter fotográfico marcado por um extremo virtuosismo técnico. Os artistas que integraram este movimento levaram suas premissas estéticas e formais, a um resultado extremo de figuração, propagando a reprodução fiel de cenas do cotidiano, portraits e naturezas mortas de uma forma realista ainda mais fiel à realidade que a fotografia. Inicialmente manifestado por meio de desenhos e pinturas, o movimento hiper realista evoluiu para a tridimensionalidade ao longo dos anos, abrangendo esculturas, instalações e, mais recentemente, performances.
Local: CCBB – Av. Paulista
Data: 07 de novembro à 14 de janeiro de 2019
Horário: das 10h as 20h
Centro Cultural Correios São Paulo
- EXPOSIÇÃO ORISUN ASA
“ORISUN ASA – A Representação do Negro na Filatelia Brasileira”. Considerando as
tratativas já iniciadas com nossa sede em Brasília, gostaríamos de planejar ações
conjuntas para marcar essa data, no contexto dessa exposição. Gostaríamos de agendar
uma reunião para expormos o nosso projeto de trabalho e iniciarmos uma parceria a
se estender igualmente para os próximos anos.
Data: 20 de novembro
Centro Paula Souza
- EXPOSIÇÃO FRIDA & DIEGO – FRAGMENTOS
Realizada pelo Centro Paula Souza (CPS) em parceria com o Consulado-Geral do México em São Paulo. Inédita no Brasil, a mostra conta com 60 fotos que retratam a história de Frida Kahlo e seu marido, Diego Rivera. A exposição pode ser visitada mediante agendamento prévio por e-mail. Entrada grátis.
“São imagens que retratam as dificuldades da juventude sofrida, do talento e da história exemplar de superação de Frida Kahlo. Em um mundo globalizado e ultra conectado, o contato com outras culturas se torna essencial para o aprendizado”, disse.
O projeto também prevê a capacitação de professores e a realização de atividades culturais, palestras, seminários, simpósios, workshops e fóruns com os alunos de Etecs e Fatecs sobre temas relacionados à cultura do México.
Locais:
Etec de Artes – Zona Norte (Av. Cruzeiro do Sul 2630 Prédio II – Carandiru)
Etec Albert Einstein – Zona Norte (Rua Nova Granada, 35 – Casa Verde)
Etec Abdias do Nascimento – Zona Sul – (Rua Doutor José Augusto Souza e Silva,
s/nº – Paraisópolis)
Etec Profa. Dra. Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara – Zona Oeste (Rua Ambrósio do
México s/nº – Pirituba)
Fatec Itaquera – Zona Leste – Av. Miguel Ignácio Curi, 360 – Itaquera, São Paulo
Fatec Itaquaquecetuba – Região Metropolitana de SP – Av. Itaquaquecetuba, 711 –
Vila Monte Belo, Itaquaquecetuba
Data: 18 à 21 de novembro
Atividade gratuita
Faculdade Zumbi dos Palmares: Programação
- CORRIDA DA CONSCIÊNCIA
Percurso – Inicial da Av. Santos Dumont ao lado do PAMA e em seguida na Av. Braz Leme.
Local: Av. Santos Dumont ao lado do PAMA
Data: 20 de novembro
Horário: 7h
- FEIJUCA DO BEM
Feijuca feito pelo Chef do Bar Brahma, com samba de roda e DJ, celebrando o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares, o Dia da Consciência Negra.
Local: Clube Esportivo Tietê
Data: 20 de novembro
Horário: 12h
- SHOW DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Show de Dandara, dentro do Clube Esportivo Tietê
Local: Clube Esportivo Tietê
Data: 20 de novembro
Horário: 12h
Museu Casa Portinari
- APRESENTAÇÃO DE DANÇA COM O GRUPO DE DANÇA MAX AÇÃO ACADEMIA EM ESCOLAS DE BRODOWSKI.
Esta programação faz parte da Campanha #SonharoMundo, organizada pelo Sistema Estadual de Museus da Secretaria da Cultura do Estado, que mobiliza os museus paulistas a se unirem pelos “Direitos Humanos”.
Local: EMEF Tiradentes, EMEF Professora Elza Leite da Costa e EMEFTI Professor José da Silva Passos – Praça Candido Portinari, 298 – Brodowski/SP
Data: 20 e 21 de novembro
Horário: 15h30
Gratuita
Museu do Futebol
- VISITA MEDIADA AO MUSEU
Visita temática da Semana da Consciência Negra mediada pelos educadores, proporcionando o diálogo e a reflexão sobre personagens negros da música, artes e do futebol eternizados na exposição permanente do Museu.
Data: 20 de novembro
Horário: 11h às 12h30
Gratuita. Retirada de ingressos bilheteria.
- JOGO DA MEMÓRIA – CONSCIÊNCIA NEGRA
Clássico jogo da memória, mas com personalidades negras presentes na exposição do Museu do Futebol e que foram significativas no cenário esportivo, cultural e social, tanto no Brasil quanto no exterior. Ficha técnica: Tipo de Linguagem: Jogo lúdico Classificação Etária: Livre Precificação:
Data: 20 de novembro
Horário: 11h às 12h30
Gratuita. Retirada de ingressos bilheteria que dará direito à visitação ao Museu do Futebol.
- SHOW “A VOZ DOS TAMBORES”
A apresentação traz arranjos musicais que contém os ritmos ijexá, maculelê, côco, côco de roda, samba de reggae, samba de roda e escola de samba. O show cria a dramaturgia musical que apresenta a libertação dos escravos, a transformação dos povos e a valorização dos ritmos afro brasileiros, incluindo apresentação didática, que mostra a origem de cada instrumento por meio de uma interação com o público. Companhia: Grupo Afro Bumbo Ficha técnica: Direção Musical: Paulo Oliveira Produção: Marília Costa Músicos: Douglas Afonso, Francisco Bezerra, Gabriel Alves, João Pedro Lima, Kaíque Correa, Matheus Gregório, Yasmin Brandão.
Data: 20 de novembro
Horário: 12h às 13h
Gratuita.
- VISITA MEDIADA AO MUSEU
Visita Mediada ao Museu Release: Visita temática da Semana da Consciência Negra mediada pelos educadores, proporcionando o diálogo e a reflexão sobre personagens negros da música, artes e do futebol eternizados na exposição permanente do Museu. Até 40 pessoas. Tipo de
Data: 20 de novembro
Horário: 14h às 15h30
Gratuita. Retirada de ingressos bilheteria.
- AÇÃO: QUAL É A HISTÓRIA?
Atividade que utiliza cartas com pequenos trechos de contos africanos. As cartas serão embaralhadas e os visitantes usarão a imaginação para criar histórias usando a nova sequência dos contos.
Data: 20 de novembro
Horário: 14h às 15h30
Gratuita. Retirada de ingressos na bilheteria que dará direito à visitação ao Museu do Futebol.
Museu Felícia Lierner – Campos do Jordão
- EXPOSIÇÃO UNIVERSO NATURAL FEMININO
A alma que vive em nós precisa de tempo e conhecimento para se reconhecer dentro do espaço que ocupa. Neste curso, Dona Jacira irá acolher esta alma e resgatar assuntos como ciclo lunar, alimentação saudável, vento encanado, cólicas menstruais, consumo de açúcar sal e gordura, além de tarot, zodíaco e espiritualidade.
Orientação: Jacira Roque de Oliveira, mais conhecida como Dona Jacira, é enfermeira e pesquisadora da diáspora africana. Inscrições online
Parceiro: Museu Felícia Liener
Data: 20 de novembro – 14h30
Ingressos gratuitos
- VISITA EDUCATIVA
Aos finais de semana e feriados, você e sua família poderão desfrutar de um passeio muito especial! A equipe de educadores do Museu oferecerá visitas educativas em horários fixos, voltadas para todos os públicos. As visitas levarão os visitantes a conhecerem um pouco mais sobre a coleção de esculturas e o auditório, além das características da própria natureza do entorno. Nos demais dias o visitante pode solicitar o acompanhamento de um educador em qualquer horário de funcionamento dos equipamentos culturais.
Parceiro: Museu Felícia Liener
Datas: 17, 18 e 20 de novembro, sábados, domingos e feriados, às 10h00, 11h00, 15h00 e 16h00
Entrada: inteira R$10,00 e meia R$5,00 (estudante e idoso) – gratuita aos domingos (conheça nossa política de gratuidade no www.museufelicialeirner.org.br/expediente-e-ingresso)
- MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA – FAMÍLIA NO MUSEU – BRINCADEIRAS AFRICANAS
Serão oferecidos jogos afro-brasileiros corporais e de tabuleiro. A intenção é que o participante, ao perceber a dinâmica das brincadeiras, aprenda sobre a diversidade cultural dos países africanos e sua colaboração na constituição da pluralidade. Venha se divertir!
Parceiro: Museu Felícia Liener
Datas: 19 e 20 de novembro, às 10h30 e às 15h00
Museu Felícia Lierner – Campos do Jordão
Entrada: inteira R$10,00 e meia R$5,00 (estudante e idoso) – gratuita aos domingos (conheça nossa política de gratuidade no www.museufelicialeirner.org.br/expediente-e-ingresso); no dia 20/11 a entrada é gratuita
Prefeitura do Município de São Paulo
- MINI CORRIDA | DESAFIO PEQUENOS ATLETAS ZUMBI
Mini Corrida para crianças dentro do estádio do Pacaembu. Local: Estádio Municipal do Pacaembu
Local: Estádio do Pacaembu
Data: 20 de novembro
Horário: 10h
- FINAL NACIONAL COPA DOS REFUGIADOS
A Copa dos Refugiados é um evento idealizado pela ONG África do Coração e realizado em conjunto com a PONTO, Agência de Inovação Social, com o apoio institucional do ACNUR “Agência da ONU para Refugiados”.
Local: Estádio do Pacaembu
Data: 20 de novembro
Horário: 11h
- JOGO DA CONSCIÊNCIA | PERSONALIDADES X MÁSTER CORINTHIANS
O time das Personalidades será composto por 20 atletas selecionados das equipes do Campeonato (Torneio em homenagem a Consciência Negra) do Futebol de Várzea realizado nos CDCs da SEME + Time das Personalidades (Reitor, Secretár io, Secretário Adjunto e demais escolhidas)
Local: Estádio do Pacaembu
Data: 20 de novembro
Horário: 16h
- FINAL UNIVERSITÁRIA DE FUTSAL | MELHORES JOGADORES DE FUTSAL X ZUMBI DOS PALMARES
Local: Ginásio do Pacaembu
Data: 20 de novembro
Horário: 11h
- BASQUETE MASCULINO ATLÉTICA ZUMBI
Local: Ginásio do Pacaembu
Data: 20 de novembro
Horário: 13h
- BASQUETE FEMININO ATLÉTICA ZUMBI
Local: Ginásio do Pacaembu
Data: 20 de novembro
Horário: 13h
- PARTICIPAÇÃO INCLUSIVA NA PISCINA DO PACAEMBU
Na piscina teremos atividades dos portadores de Síndrome de Down.
Local: Piscina do Pacaembú
Data: 20 de novembro
Horário: 11h
SESC Paulista
- EXPOSIÇÃO UNIVERSO NATURAL FEMININO
A alma que vive em nós precisa de tempo e conhecimento para se reconhecer dentro do espaço que ocupa. Neste curso, Dona Jacira irá acolher esta alma e resgatar assuntos como ciclo lunar, alimentação saudável, vento encanado, cólicas menstruais, consumo de açúcar sal e gordura, além de tarot, zodíaco e espiritualidade.
Orientação: Jacira Roque de Oliveira, mais conhecida como Dona Jacira, é enfermeira e pesquisadora da diáspora africana. Inscrições online
Data: 20 de novembro – 14h30
SESC Paulista
Ingressos gratuitos
SESC Bom Retiro
- SHOW RICO DALASAN
“Nesse show, acompanhado de teclados, programações, guitarras e sintetizadores, o rapper, que é protagonista do movimento LGBTQI na música pop, volta-se ao íntimo de sua poética e entrega-se a um novo rumo estético. Elefantes, Mantras e Trava Línguas é uma metamorfose com canções, letras e melodias em uma resignificação de caminhos em direção ao Afrofuturismo.
Data: 20 de novembro – 18h
SESC Bom Retiro
Ingressos a partir de R$ 9,00
SESC Campo Limpo
- SHOW CAMPO LIMPO: LIA DE ITAMARACÁ: CIRANDA DE RITMOS – PARTICIPAÇÃO DE CLARIANAS
Neste mês de resistência e reflexão da importância do papel do negro no Brasil, Lia convida Ilú Oba de Min e Clarianas para um encontro especial com coco, maracatu, xaxado e ciranda. Ícone da ciranda no Brasil e patrimônio vivo do Estado de Pernambuco, nesta apresentação Lia passeia pela sonoridade pernambucana com canções suas, de outros compositores e de domínio público.
Data: 20 de novembro – 14h
SESC Campo Limpo
Ingressos gratuitos
- CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: HISTÓRIAS DAQUI, HISTÓRIAS DE LÁ
Mediação de leitura tem foco na educação para as relações étnico raciais englobando uma imersão na cultura africana e afrobrasileira com contações de histórias e oficinas de abayomi que ampliam as experiências lúdicas das crianças por meio de brinquedos e brincadeiras que valorizam a cultura negra do Brasil e do mundo.
18/11. O Menino e o Anel, com Mariana Per.
20/11. Cafú e o Café, com Will de Oliveira.
Data: 18 e 20 de novembro – 14h
SESC Campo Limpo
Ingressos gratuitos
SESC Ipiranga
- SHOW DE ZEZÉ MOTTA
“O samba mandou me chamar”, avisa Zezé Motta em seu décimo álbum solo após sete anos fora dos estúdios. A atriz retoma a carreira musical, que teve início nos anos 1970 quando ela era crooner na noite paulista, 40 anos depois de sua explosão como cantora.
Ficha técnica: Joandson da Silva Barros (violão/cavaquinho/guitarra); Gabriel Enrique de Oliveira: (Guitarra / Violão de 7 cordas / Violão aço); Eduardo Andrés: (Percussao e Bateria).
Data: 20 de novembro – 19h
SESC Ipiranga
Ingressos a partir de R$ 9,00
SESC Pompéia
- SHOW DE RENATO GAMA
Compositor, cantor, ator e produtor musical, Renato Gama estreia o seu primeiro trabalho solo, pelo selo Tropical Diáspora, da Alemanha em parceria com a produtora Sá Menina. Esse disco ao vivo, “OLHOS NEGROS VIVO”, traz uma mistura de jazz, samba e rap, amalgamando da melhor forma o som que se fazia nos antigos bailes de quintais da periferia. As canções contam com poemas de jovens escritor@s e de outr@s já consagrad@s como, Conceição Evaristo, Paulo Rafael, Alan da Rosa, Cutti, Oswaldo de Camargo, Daisy Serena, que celebram esse momento especial. Durante o show há presença de parceiras e parceiros que contribuem em seu fazer artístico.
Data: 20 de novembro – 19h30
SESC Pompéia
Ingressos a partir de R$ 3,00
- TEATRO TRÊS PRETOS: VALOR DE USO
Em cena, os corpos, as presenças. A associação preto-escravo-café foi a base do impulso industrial brasileiro e a fonte de energia das longas jornadas do trabalho livre da Europa. Posteriormente, o preto-energia-petróleo foi a base energética da acumulação capitalista moderna. A carne, o pó, o sangue: ao mesmo tempo que a marcha cronológica do progresso força o esquecimento da energia primitiva, os equivalentes funcionais da energia preta desvelam a violência perene em torno do preto que “satisfaz”.
Data: 18 à 20 de novembro – 18h
SESC Pompéia
Ingressos a partir de R$ 7,50
SESC Santana
- APRESENTAÇÃO DA DANÇA CORREDEIRA
Corredeira é água que inunda o corpo e o faz mover em busca de espaços locados na memória ancestral que se presentifica no acontecimento da dança. É dança mergulhada nas formas de representação próprias das culturas negras de origem banto.
Data: 18 de novembro – 16h
SESC Santana
Ingressos gratuitos
- APRESENTAÇÃO DO ESPETÁCULO DE DANÇA ANONIMATO – ORIKIS AOS MITOS PESSOAIS DESAPARECIDOS
Espetáculo de dança negra que revela situações do cotidiano brasileiro, bem como, aspectos ligados ao soterramento e aniquilamento das memórias negras no seio de uma sociedade eurocentrada, marcada por um histórico secular racista e colonialista, que violenta pessoas e tradições culturais de matrizes africanas, indígenas e periféricas. De maneira poética (não dissociada a política, como discurso libertário), a obra aborda o genocídio etnico-cultural e suas consequências na vida social urbana, a invisibilização de mestras e mestres da cultura popular brasileira abandonados a solidão e o esquecimento.
Data: 20 de novembro – 18h
SESC Santana
Ingressos a partir de R$ 6,00
SESC Santo Amaro
- SHOW AS AVENTURAS DO BOI B.LEZA COM MORABEZA NAÇÃO
Morabeza Nação, coletivo que aqui canta as histórias de Paulo Rafael, autor do livro “O Mundo Cá tem Fronteira – Uma Aventura Brasil-Cabo Verde”, crê na possibilidade de conviver com a diversidade de um jeito leve e agradável, voando e vendo do alto as maravilhas da vida. Esse espetáculo lítero musical propõe uma viagem junto a B.leza, um boi do nordeste brasileiro que sobrevoa as Ilhas de Cabo Verde e acaba descobrindo que as belezas desse país do Continente Africano são também muito semelhantes às belezas brasileiras.
Duas crianças, Grapiúna e Graciliano, são as passageiras especialíssimas desta viagem, com quem o boi partilha suas alegrias, impressões, cantos e amores.
Data: 20 de novembro – 17h
SESC Santo Amaro
Ingressos gratuitos
- SHOW AS AVENTURAS DO BOI B.LEZA COM MORABEZA NAÇÃO
Morabeza Nação, coletivo que aqui canta as histórias de Paulo Rafael, autor do livro “O Mundo Cá tem Fronteira – Uma Aventura Brasil-Cabo Verde”, crê na possibilidade de conviver com a diversidade de um jeito leve e agradável, voando e vendo do alto as maravilhas da vida. Esse espetáculo lítero musical propõe uma viagem junto a B.leza, um boi do nordeste brasileiro que sobrevoa as Ilhas de Cabo Verde e acaba descobrindo que as belezas desse país do Continente Africano são também muito semelhantes às belezas brasileiras.
Duas crianças, Grapiúna e Graciliano, são as passageiras especialíssimas desta viagem, com quem o boi partilha suas alegrias, impressões, cantos e amores.
Data: 20 de novembro – 17h
SESC Santo Amaro
Ingressos gratuitos
USP Ribeirão Preto
- CONCERTO DA USP FILARMÔNICA DE COMPOSITORES E POETAS NEGROS/MULATOS
Apresentação da USP-Filarmônica com obras de compositores e poetas negros/mulatos programadas no concerto.
Data: 20 de novembro
Horário: 20h30
Local: Theatro Pedro II – Rua Alvares Cabral, 370 – Ribeirão Preto
- RODA DE CONVERSA “COTAS, COLORISMO E COMISSÕES DE VERIFICAÇÃO”
Discutir questões relacionadas às cotas raciais.
Data: 20 de novembro
Horário: 16h às 18h
Local: Sala 11 – Bloco Didático das Exatas, FFCLRP/USP
- APRESENTAÇÃO DE FILMES SOBRE QUESTÕES RACIAIS
Filme sobre questões raciais
Data: 20 de novembro
Horário: 16h às 18h
Local: Sala 15 – Bloco Didático das Exatas, FFCLRP/USP
Our company is a collective of amazing people striving to build delightful products.
It is a long established fact that a reader will be distracted by the readable content of a page when looking at its layout. The point of using Lorem Ipsum is that it has a more-or-less normal. It is a long established fact that a reader will be distracted by the readable content of a page when looking at its layout. The point of using Lorem Ipsum is that it has a more-or-less normal distribution of letters, as opposed to using.