Afro e Africanidades

Nesta página indicaremos alguns vídeos, livros e matérias sob a temática africana.

Reuniremos neste mesmo local documentários, sites, livros e filmes que acrescentem informações àqueles que buscam conhecer mais sobre esse universo.

Por exemplo, no Brasil, poucos sabem que atualmente há mais de 2.600 mil comunidades quilombolas que já foram certificadas pela Fundação Palmares e mais de 250 em processo de análise técnica, aguardando certificação. 

Essa e outras informações você pode visualizar nesta página.

Boa leitura!

canal futura play

Diz aí
Afro Indígena

A série Diz Aí Afro Indígena convida jovens negr@s e indígen@s que tem subvertido a lógica da exclusão, questionando as ausências na sociedade e consolidando presença em espaços marcados por uma estrutura hegemônica e de racismo institucional.

Para conhecer

Composta por 5 episódios, ela nos aproxima da realidade vivida em nossa sociedade.

Mapa dos Quilombos

Atualmente é reconhecida a existência de comunidades quilombolas em 24 estados brasileiros, entretanto, a atualização deste repertório legal realizada em outubro de 20082 indica que apenas 18 deles possuem algum instrumento legal que versa sobre essas comunidades ou suas terras, sendo eles: Amapá, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Clique aqui para visualizar o Mapa dos Quilombos.

O quilombo que ajudou a erguer BSB

Matéria produzida pela BBC de Londres, sobre os moradores do Quilombo Mesquita, instalado na região desde o século 18 e que teve um papel importante – e pouco conhecido – na fundação da cidade.

Passados mais de 270 anos desde sua criação, o mesmo quilombo agora se vê ameaçado pela expansão da capital e pela acelerada valorização das terras na região – alvo do interesse de uma imobiliária que tem o ex-presidente José Sarney como sócio. Atualmente o quilombo ainda luta para que seu papel na construção da cidade seja reconhecido – e, mais do que isso, para que possa simplesmente continuar existindo nos arredores da capital.” 

Business

TV NBR visita a Comunidade Kalunga, o maior Quilombo remanescente do Brasil